terça-feira, 16 de junho de 2009

A vergonha do Ensino Médio no Estado do Rio!

É triste, é vergonhoso, é absurdo, mas é a verdade. Deu no G1, em 10/06: "Mais da metade dos jovens não conclui o Ensino Médio no Rio". Segundo o relatório de um estudo feito pela Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, que avaliou o abandono escolar em todo o Brasil, apenas 44,5% dos jovens terminam seus estudos no Estado do Rio! Mais de a metade abandona a escola antes de completar os três anos do Ensino Médio.

A proporção dos que concluíram o Ensino Médio no Rio é menor que em todos os outros Estados da Região Sudeste, e menor mesmo que as médias nacional e regionais, como do Nordeste e do Norte! Veja os dados:
-Brasil 50,9%.
-Reg. Sul 46,9%. Reg. Norte 45,2%. Reg. Nordeste 44,6%.
-São Paulo 68,6%. Espírito Santo 56,3%. Minas Gerais 55,9%.
--Estado do Rio 44,5%.

Ainda segundo o estudo, os alunos expostos a rotinas de violência têm mais dificuldade de aprendizado. A situação educacional no Complexo do Alemão foi classificada como emergencial. Em 2007, os alunos ficaram quase 2 meses sem ter aulas, devido aos confrontos entre policiais e traficantes.

Faltam investimentos na contratação, qualificação e remuneração dos professores, na reforma e construção de novas escolas, e na melhoria da qualidade do ensino, que aumente o interesse dos alunos e diminua a evasão escolar.

Tudo isso é solenemente negligenciado pelo Governo do Estado, Sérgio Cabral e companhia. Enquanto isso, sofrem os alunos, sofre a população, sofre o futuro dessa gente.

Nenhum comentário: