sexta-feira, 29 de maio de 2009

E nada do novo IML! Mais uma promessa não cumprida do Cabral..

Prometido para ser inaugurado em julho do ano passado, o novo Instituto Médico Legal do Rio, que fica na Avenida Francisco Bicalho, na Zona Portuária, continua fechado e sem funcionamento. A atual sede do IML, situado na Lapa, funciona com condições precárias e insalubres de trabalho e atendimento à população: Parte do edifício foi interditada, os elevadores não funcionam, várias infiltrações são visíveis e a fiação elétrica está exposta.

De necessidade vital para a cidade, a data da inauguração do novo Instituto vem sendo empurrada com a barriga pelo governador desde 2008, quando prometeu para o meio do ano, depois para o Reveillón, e mais recentemente para o Carnaval de 2009, mas até hoje o prédio continua lá, pronto e sem uso, praticamente abandonado. Com uma obra de mais de R$ 22 milhões aguardando inauguração, milhares de famílias são esperam há mais de 23 anos por resultados de exames toxicológicos, já que os aparelhos do atual IML não conseguem diagnosticar mortes causadas por drogas sintéticas, como ecstasy, por exemplo. Nos atestados de óbito emitidos, a causa mortis é indeterminada.

Segundo as "autoridades", ainda faltam a compra e instalação de alguns equipamentos, que estariam em processo de licitação, gerando um custo de mais R$ 5 milhões. Enquanto isso, a nova sede já foi pichada e até roubada: sumiram as letras da fachada com o nome do Instituto.

Nenhum comentário: