quinta-feira, 16 de abril de 2009

Repercussão internacional dos muros nas favelas!

A notícia da construção de muros para cercar as favelas no Rio corre o mundo e é notícia em vários países. O jornal espanhol El País publicou, em uma coluna de turismo, um especial sobre o Rio, e comenta que "o governo regional começou a levantar um muro que separa as favelas das zonas mais turísticas". " Más seguridad, mejor estética... menos esencia.", diz o jornal, "mais segurança, melhor estética... menos essência".



Um texto da Associated Press, do jornalista Bradley Brooks, cobrindo o fato, foi publicado em vários jornais e portais de notícias de diferentes países, como os britânicos The Guardian e BBC News, os americanos CBS e ABC News, e até no neozelandês New Zealand Herald, que enfatiza o testemunho de uma moradora da favela Santa Marta, que diz "I wonder about one thing – is this wall going to curtail our freedom?", "Eu me pergunto uma coisa – irá este muro restringir nossa liberdade?".



A agência de notícias Reuters International afirma que os muros são "discriminatórios e uma mácula simbolizando a profunda divisão entre ricos e pobres no Brasil", alertando também quanto ao confronto entre bandidos e policiais e quanto aos ocasionais arrastões nas praias.

Que bela imagem estamos passando pro resto do mundo hein?

Nenhum comentário: